Oficina Gratuita de Jogos Teatrais – 2023

002-Oficina-Jogos-Teatrais-2023-BANNER-SITE

OFICINA GRATUITA de JOGOS TEATRAIS, com a professora LETÍCIA RACHID MACHADO e com o professor MARCOS VINÍCIOS LIMA.
Início das Aulas: dia 11/8/2023 (sexta-feira), às 15h.

ATENÇÃO: Inscrições a partir do dia 4/8/2023.
Leia atentamente as informações sobre a oficina. Em caso de dúvida, por favor, envie sua mensagem para o e-mail fundacaobauminas@gmail.com .

Os estudantes que se inscreveram receberão um e-mail de confirmação de inscrição na oficina, que será encaminhado, pela Fundação, em até dois dias úteis após o envio do formulário. Confira sua caixa de e-mail diariamente!

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes de 14 a 17 anos de idade, obrigatoriamente matriculada(o)s em escola da rede pública ou privada.

Observações:
– Quanto à idade mínima, alunas e alunos atualmente com 13 anos de idade, mas que completarão 14 anos de idade em 2023, podem participar.
– Quanto à idade máxima, alunas e alunos que completaram/completarão 18 anos de idade em 2023, desde que ainda estejam matriculada(o)s em escolas da rede pública ou privada, também podem participar.

QUANTO CUSTA?
A oficina será oferecida de forma GRATUITA!

APRESENTAÇÃO:
A Oficina desenvolve o trabalho físico e vocal que leva a atriz e o ator a explorar e a dominar as possibilidades expressivas de seu corpo e de sua voz, sem perder o jogo teatral, trabalhando a sua imaginação e sua emoção na improvisação.

OBJETIVOS:
Promover o contato dos participantes com jogos e exercícios que trabalham desinibição, criatividade, atenção, trabalho em equipe, trabalho físico e vocal.

QUEM SÃO OS MINISTRANTES?

– LETÍCIA RACHID MACHADO: Atriz, produtora e professora. Graduada em Artes Cênicas, Bacharelado, Habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2016). Licenciada em Artes Visuais, através do Curso Programa Especial de Formação de Docentes para Educação Básica, pela Faculdade de Educação Paulistana (2023). Assistente de Produção de elenco do filme “Zé” – Direção: Rafael Conde (2021);  Assistente de Produção de elenco pela Produtora Moonshot Pictures, do longa-metragem “Predestinado”, Direção: Gustavo Fernandez. (2018). Assistente de Audiovisual do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011. Preparadora de elenco do curta “Qual será?” (Direção: Juam Carlos Thimótheo, Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011). Prêmios: Melhor atriz, com a cena: “A Mente Capta”, de Mauro Rasi, no XIV FESTEATRO no Rio de Janeiro (2012). Melhor atriz e melhor peça, com o espetáculo “Nóis na fita”, no 1º Festival de Teatro de Rua de Cataguases – MG (2008).

– MARCOS VINÍCIOS LIMA: Ator, diretor e dramaturgo. Integra a Companhia Toca – Teatro & Outras Coisas Artísticas, desde 2015. Adaptou e atuou no espetáculo “Frozen: Em versão Descongelante”. Coreografou o Musical “Muito Além da Imaginação” (2018) e “Em Busca da Carta Perdida” (2019 – Presente). Autor, Diretor e Ator do Suspense “A Casa 53”. Na Televisão, participou como Produtor de objetos (equipe de Arte) da Série “Árvore dos Araújos” (2017) No Cinema, Participou como Platô no filme “Maria do Caritó” (2017) e como Assistente de produção nos filmes “Kric” (2015) e ” Minha mãe chamava Tereza” (2016).

QUANTAS VAGAS SERÃO OFERECIDAS?
Serão oferecidas até 30 (trinta) vagas.

QUAL É O LOCAL E O HORÁRIO DAS AULAS?
– Local das aulas: Anfiteatro Ivan Müller Botelho – anexo ao Museu Energisa (Av. Astolfo Dutra, 41, Centro – Cataguases MG).
– Início das Aulas: dia 11/8/2023.
– Horário: sextas-feiras, das 15h às 16h40.

QUAL É A CARGA HORÁRIA DA OFICINA?
– A carga horária é de 20 horas/aula.
– As aulas serão oferecidas semanalmente, com a previsão de serem oferecidas de agosto até novembro de 2023.*

* Um calendário inicial com a previsão das aulas será divulgado previamente, para alunas, alunos e seus responsáveis. No entanto, no decorrer da oficina, o calendário poderá ser ajustado, sempre com prévia comunicação, para que o número de horas/aula previsto seja cumprido.

COMO POSSO ME INSCREVER?
As inscrições devem ser feitas sempre pela(o) responsável legal da aluna ou aluno.
Para se inscrever, preencha e envie o formulário de inscrição com as informações solicitadas (clique aqui).

ATENÇÃO:
– O simples envio do formulário de inscrição, pela internet, NÃO GARANTE que quem se inscreveu irá participar da Oficina! Pois a confirmação da participação e todas as informações da Oficina serão encaminhadas, em até dois dias úteis, após o envio do formulário de inscrição, para o e-mail indicado pela(o) própria(o) aluna(o) quando se inscreveu. Por isso, muita atenção na hora de preencher seus dados no momento da sua inscrição!

– Acesse diariamente o e-mail indicado na sua inscrição, para acompanhar as informações da Oficina, pois ele será o seu canal de comunicação direto com a equipe de produção do projeto!

– Caso o número de vagas seja preenchido antes do início da oficina, as inscrições serão encerradas!

– Se necessária, será feita uma lista de espera, devidamente comunicada para os responsáveis legais da(o)s aluna(os) inscrita(o)s, seguindo a ordem de inscrição e tendo como única referência o horário apresentado automaticamente pelo Google Forms, no momento da inscrição de cada estudante.

– As alunas e os alunos que tiverem suas inscrições confirmadas serão incluída(o)s em um grupo de WhatsApp, bem como os seus responsáveis legais, se assim desejarem, a partir dos números dos celulares que a(o)s própria(o)s indicaram no momento da inscrição. Nesse grupo, serão compartilhadas informações gerais sobre a Oficina.

– A Declaração de Autorização de participação na Oficina, que deverá ser assinada pela(o) Responsável Legal da(o) Aluna(o), bem como as instruções para o preenchimento, serão encaminhadas para o e-mail de cada aluna(o) inscrita(o), e deverá ser apresentada no primeiro dia de aula da(o) aluna(o).

– A comprovação dos dados indicados na inscrição se dará através de apresentação do documento (certidão de nascimento ou RG) da(o) aluna(o) e de documento da(o) Responsável Legal (RG, CNH ou outro documento oficial), no momento da entrega da Declaração.

– Em caso de dúvida, por favor, envie sua mensagem para o e-mail fundacaobauminas@gmail.com .

A Oficina de Jogos Teatrais faz parte da programação de eventos do projeto Teatro Brincante – Arte Viajante – 4a Edição.
Patrocínio: Grupo BAUMINAS, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio: Energisa e Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Realização: Fundação BAUMINAS e Ministério da Cultura.